terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dica do Dudu: Estão Todos Bem (2010)

Há duas semanas, na verdade, há dois finais de semana, exatamente no sábado, foi o "Dia da pizza, vinho e filme" aqui em casa. Eu e meus pais nos reunimos como de costume na sala pra um ritual que começou as 22:00 e terminou as 2:30: assistir a dois filmes (na ocasião, Mar Adentro e Estão Todos Bem), beber vinho e comer pizza (que naquele dia foi substituído por xis).

O motivo, além de reunir todo galerê, foi conferir o novo trabalho de Robert DeNiro, um drama chamado Estão Todos Bem (um remake do Estamos Todos Bem, de 1991, dirigido por Giuseppe Tornatore), que trabalha justamente a difícil e volúvel relação de um pai de uma tradicional família contemporânea americana com seus filhos.

Frank (Robert De Niro), recém viúvo, logo após levar um bolo da gurizada (seus filhos), resolve, mesmo com saúde debilitada, partir em uma viagem pelos Estados Unidos para visitar seus quatro filhos.

Naturalmente, os filhos deveriam reagir com emoção ao ver o pai indo visita-los, mas a impressão que o próprio Frank tem, é de que os garotos estão fazendo de tudo "para se livrar" dele; menos um, o artista plástico David, que só não o fez porque havia desaparecido misteriosamente.

Mais do que isso, Frank vai descobrir que a vida de seus filhos não é tão perfeita como eles mesmos costumavam descrever.

É um ótimo filme para assistir acompanhado dos pais, ou dos filhos, dependendo da situação. A verdade, é que de certa forma, ele nos mostra uma realidade, que, embora nós neguemos, existe dentro de nossas casas; nosso relacionamento com nossos pais, que, normalmente não é tão perfeito, mas que costumamos omitir para outros, além de fatos importantes (ou tragicamente importantes) que costumamos esconder daqueles que nos criaram. Não se condena ninguém por isso, é verdade. Afinal, é da natureza do ser humano querer embutir perfeição em si mesmo, e ocultar os podres, até mesmo dos pais, que normalmente iriam querer ajudar a resolver os problemas.

De qualquer modo, essa é a minha dica de filme de hoje.

E, além do DeNiro, o cast conta ainda com Sam Rockwell, Kate Beckinsale e Drew Barrymore; e foi dirigido por Kirk Jones.


Fica a dica.

(Eduardo Ruedell)

Nenhum comentário:

Postar um comentário