Praticamente esquecido nas prateleiras das pouquíssimas video locadoras que possuem um exemplar disponível, está o grande "Geleiras do Inferno" ("Island In The Sky"), de 1953. O filme, que na minha opinião é uma das melhores películas de aviação de todos os tempos, não ficou famoso devido ao estrondoso sucesso de "Asas de Águia", também um filme de aviação de John Wayne, que, lançado quatro anos mais tarde, é considerado o maior clássico de filmes sobre aviação.
Em uma época em que alguns estúdios de cinema já começavam a produzir filmes em cores, o clássico esquecido de Wayne possui as tomadas a céu aberto mais lindas do cinema em preto e branco que eu já vi, gravadas nas montanhas Sierra, entre 1952 e 1953.
Mas, vamos falar um pouco sobre o roteiro. O filme conta como o Capitão Dooley (Wayne) e sua equipe de aviadores civis a serviço do exército estadunidense para transportar suprimentos para os combatentes americanos na II Guerra Mundial (prática comum da época o recrutamento de pilotos civis para esse tipo de serviço), conseguiram sobreviver durante uma semana no meio do deserto de gelo inexplorado, até então, da região central do Canadá, após desviarem da rota e ficarem sem combustível para retornar, o que os obrigou a realizar um pouso de emergência naquela região desolada.
Dirigido por William A. Wellman (diretor de Inimigo Público, Buffalo Bill e Céu Amarelo), o filme é uma homenagem a todos os bravos pilotos civis que morreram na luta contra o Nazismo durante a II Grande Guerra, e é um dos filmes que ninguém pode deixar de assistir ao menos uma vez na vida.
Cheers, Kids.
Eduardo Ruedell.
(eduardoruedell.blogspot.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário